sábado, 31 de dezembro de 2011

Fotografar as situações mais comuns

Fotografias de situações comuns
Na fotografia existem alguns tipos de fotografias básicas, tais como um retrato, uma paisagem, uma combinação ou uma macro. Aprenda a melhor forma de as conseguir.

Retrato

A ideia de conseguir uma fotografia retrato é conseguir uma fotografia onde os olhos da pessoa fotografada estão em destaque. Se usar uma grande abertura (f/2.8-f/1.4) para focar os olhos da pessoa e diminuir a profundidade de campo, maximizará o efeito da focagem nos olhos da pessoa, obtendo uma boa fotografia.

Paisagens

Se pretende dar grande ênfase na fotografia de uma bela paisagem, deve escolher uma abertura o mais pequena possível (f/16 ou maior) para obter uma paisagem bem nítida. Foque no meio do enquadramento que pretende e depois dispare.

Se pretende uma imagem mais nítida de um objeto ou pessoa mais próxima de si, mantendo uma paisagem de fundo menos focada e mais suave, deve afazer uma abertura maior, fazendo desta forma com que o fundo da fotografia fique menos nítido.

Combinações

O que por vezes é chamado de retrato ambiental é a combinação do estilo retrato com o da paisagem, como as típicas fotografias de férias. Para conseguir que uma pessoa ou objeto fique bem em frente a uma paisagem deslumbrante, saiba que o truque a usar neste tipo de fotografia é certificar-se que o ponto de interesse principal (pessoa ou objeto) está no ponto focal (está a ser focado) da câmara fotográfica. Se estiver a fotografar uma pessoa com uma paisagem por detrás, use uma obturação bem rápida (1/200) para se certificar que se a pessoa se mexer os seus movimentos não desfocam a imagem. Também não se esqueça de manter o focus no olhar da pessoa fotografada para a fotografia se manter interessante pela pessoa e não pela paisagem.

Se pretender uma pessoa ou objeto mais suave e menos focado em frente a uma paisagem focada e nítida, faça o oposto, foque a paisagem atrás da pessoa, e use uma abertura média para fazer com que a imagem da pessoa fique suave mas não completamente desfocada.

Macros

As macros são as fotografias close-ups, tais como um pequeno inseto em cima de uma flor ou uma gota de água que reflete uma pessoa; ou seja, um pormenor de algo muito pequeno. Para fazer uma fotografia macro é necessário uma lente macro, para conseguir captar todo o detalhe. O focus numa fotografia macro depende sempre da máquina e da lente. Devido à grande profundidade de campo numa área tão pequena, é necessário usar uma abertura muito pequena. Usualmente também será necessário um tripé para combinar o close-up e uma abertura pequena, isto porque usualmente uma abertura pequena significa pouca luz, logo tem de existir um maior tempo de exposição, e quanto maior o tempo de exposição, maior a probabilidade de “tremer a fotografia”.

Quem sou eu

CORNÉLIO PROCÓPIO, PARANÁ, Brazil

Arquivo do blog

Seguidores